sexta-feira, março 1

No Clube de Leitura da Arquivo andamos a ler ENGANO, de Philip Roth


o encontro está marcado como sempre para a última quarta-feira do mês, 
neste caso 27 de março, às 18h30. A entrada é livre.
e andamos a ler
No centro de "Engano" estão dois adúlteros no seu esconderijo. Ele é um escritor americano de meia-idade chamado Philip, que vive em Londres, e ela é uma inglesa culta, inteligente e expressiva, refém de um casamento humilhante ao qual, com trinta e poucos anos, já está nervosamente resignada, ou quase. A ação do livro é feita de diálogos - principalmente conversas entre os amantes antes e depois de fazerem amor. Esses diálogos - acutilantes, ricos, espirituosos, dialéticos - são praticamente tudo o que há neste livro, e não é preciso mais nada.

«Entre amantes a vida quotidiana passa para segundo plano», escreve Roth e, exibindo todo o seu talento de brilhante observador da paixão humana, apresenta em "Engano" o mundo ciosamente fechado da intimidade adúltera, com uma limpidez sem paralelo na ficção americana.

«Uma obra diabolicamente inteligente... um feito espantoso... Roth inventou o discurso mais despojado, as cadências mais convincentes que se podem encontrar no romance americamo.» Hudson Review

«Este romance ágil, elegante e perturbador... leva aos limites a ficção contemporânea». New York Times Book Review.

Sem comentários: