terça-feira, março 5

Anselmo Crespo e Paulo Pinto apresentam "Um Mundo Faz de Conta"

O problema que o Mundo vive é um problema de dívida que se agravou quando lhe foi acrescentada mais dívida. Em teoria, os problemas de endividamento, nas famílias, nas empresas e nos Estados, resolvem-se com austeridade, reestruturações, liquidação de activos e, quando nada disto resulta, há os chamados incumprimentos (default) e falências.
As falências ocorrem normalmente quando se ultrapassa o Rubicão do endividamento, ou seja quando os níveis de divida deixam de acrescentar valor para passar a ser mais um custo, tornando assim impossível a saída do problema. O mesmo se passa agora com os países. Os seus níveis de endividamento estão a afetar o crescimento, porque o sector privado não consegue crescer.
E porque está assim o sector privado? Porque está subjugado ao Estado que inunda tudo e todos com leis, regulamentos, burocracias e impostos. A tudo isto acrescem as dificuldades no acesso ao crédito.
O paradoxo é que nunca houve tanto dinheiro e ao mesmo tempo tanta falta dele.

Anselmo Crespo é jornalista da SIC e da SIC Notícias. Com uma carreria profissional dedicada ao jornalismo, passou pela imprensa e está há mais de uma década ligado à televisão. Acompanha sobretudo a área económica e política.

Paulo Pinto é administrador da corretora independente DIF Broker e gestor de activos financeiros. Foi fundador da associação de investidores ATM e o seu primeiro presidente. Tem uma carreira de 25 anos ligada ao mercado de cpitais com livros publicados. Mantém um blog no site da DIF Broker
.

A apresentação do livro estará a cargo do jornalista José Gomes Ferreira.

Sem comentários: