terça-feira, fevereiro 19

Maria Inácia Rezola apresenta "Melo Antunes - uma biografia política" na Arquivo




"Melo Antunes – Uma Biografia Política"
Neste livro é possível acompanhar o fascinante percurso de Ernesto Melo Antunes, um dos protagonistas da Revolução de Abril, contextualizando-o nos momentos determinantes do Século XX português. A biografia acompanha o percurso de Melo Antunes, desde a sua adolescência, início da carreira militar, passando pela militância nas hostes oposicionistas açorianas nos primeiros anos do Marcelismo, as experiência de guerra em África, a conspiração do Movimento dos Capitães e a sua trajetória no processo revolucionário – o seu papel na descolonização, como ministro sem pasta, ministro dos negócios estrangeiros e conselheiro da revolução, a elaboração do Documento dos Nove, etc – até ao período de institucionalização e consolidação democrática. “Saliente-se”, observa a autora, “que neste período [da consolidação democrática], Melo Antunes foi não só Presidente da Comissão Constitucional (antecessora do Tribunal Constitucional), como também conselheiro do então Presidente da República, general Ramalho Eanes”.
O prefácio da obra é da autoria do escritor António Lobo Antunes, grande amigo de Melo Antunes e seu companheiro nas Comissões em Angola.

Maria Inacia Rezola é doutorada pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e investigadora do Instituto de História Contemporânea da mesma faculdade, onde dirige a linha de investigação "Revolução e Democracia". Lecciona na Escola Superior de Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa. A sua área de investigação é a História de Portugal no século XX, com particular incidência nos períodos do Estado Novo e da Revolução de Abril.



Sem comentários: