terça-feira, junho 5

à conversa com Dulce Maria Cardoso

À conversa com...
Dulce Maria Cardoso na Livraria Arquivo
a propósito do livro "O Retorno"

14 junho | quinta | 18h30


ACERCA DO LIVRO

O RETORNO
«Os retornados que conheço e de que posso falar foram os mais injustiçados. Os bem-sucedidos seriam bem-sucedidos em qualquer parte do mundo porque eram pessoas muito fortes e capazes. A maior parte não foi muito bem-sucedida, só que dos fracos não reza a História. [...] Pensei numa proposta de reflexão sobre a perda, sobre o que terá sido o colonialismo, nas suas raízes mais subterrâneas. [...] Nunca deixei de ser uma retornada.» Dulce Maria Cardoso em entrevista à revista LER de Outubro de 2011.
"O Retorno" é a narração da saga dos retornados de 1975, centrado numa família de quatro elementos (pai, mãe, filha mais velha e um rapaz mais novo, o Rui).
1975 – Luanda. A descolonização instiga ódios e guerras. Os brancos debandam e em poucos meses chegam a Portugal mais de meio milhão de pessoas. O processo revolucionário está no seu auge e os retornados são recebidos com desconfiança e hostilidade. Muitos não têm para onde ir nem do que viver. Rui tem 15 anos e é um deles. 1975. Lisboa.
Durante mais de um ano, Rui e a família vivem num quarto de um hotel de 5 estrelas a abarrotar de retonrados – um improvável purgatório sem salvação garantida que se degrada de dia para dia.
A adolescência torna-se uma espera assustada pela idade adulta: aprender o desespero e a raiva, reaprender o amor, inventar a esperança.
África sempre presente mas cada vez mais longe.

ACERCA DA AUTORA:
Dulce Maria Cardoso publicou em 2011 o seu romance de estreia, Campo de Sangue, Grande Prémio Acontece, escrito na sequência de uma bolsa de criação literária do Ministério da Cultura. Desde então publicou os romances Os meus sentimentos (2005), prémio da União Europeia para a Literatura, e O Chão dos Pardais (2009), prémio Pen Club. A antologia de contos Até Nós foi publicada em 2008.
A sua obra está traduzida numa dezena de países e é estudada em diversas universidades. Estão em curso proposta de alguns dos seus contos e romances.

Sem comentários: