segunda-feira, novembro 14

1Q84
Haruki Murakami
Editora: Casa das Letras
Trad. de Maria João Lourenço e Maria João da rocha Afonso
1.ª edição: Nov. 2011

Num mundo aparentemente normal e de contornos reconhecíveis, movem-se duas personagens centrais: Aomame, uma mulher independente, professora de artes marciais, e Tengo, professor de matemática. Os dois estão quase a entrar na casa dos trinta anos, têm ambos vidas solitárias e ambos se dão conta de ligeiros desajustamentos à sua volta, que os conduzirão fatalmente a um destino comum. Falta dizer que tanto um como o outro são mais do que parecem: a bela Aomame, nas horas vagas, é uam assassína que mata as suas vítimas sem deixar vestígios,, levando toda a gente a pensar que morrreram de morte natural; o apagado Tengo, um escritor em construção a quem o editor, Komatsu de seu nome, encarregou de trabalhar na edição de Crisálida de Ar, obra prometedora, nascida da imaginação (ou talvez não...) de uma adolescente engimática, Fuku-Eri.
Como pano de fundo, o universo típico da melhor ficçãoassinada por Murakami.
As seitas religiosas, qeu o autor investigou a fundo para escrever um livro de não-ficção, os maus-tratos infligidos às mulheres na sociedade actual, e a corrupção que grassa um pouco por toda a parte, são tudo temas poderosos, entre outros, naturalmente que o narrador disseca com precisão orwelliana.
Em 1Q84, Murakami constrói um universo romanesco em que se cruzam histórias inesquecíveis e personagens cativantes. Onde acaba o Japão e começa o admirável mundo novo em que vivemos? Uma ficção que ilumina de forma transversal a aldeia global em que vivemos.

Sem comentários: