segunda-feira, setembro 5

"A MULHER NAS MALHAS DA GUERRA COLONIAL", de Ana Bela Vinagre


Lançamento do livro
"A Mulher nas malhas da Guerra Colonial",
de Ana Bela Vinagre
Apresentação de Laura Esperança
Com a presença do declamador Fernando Quiné e o grupo musical Entrelinhas

10 de setembro | sábado | 18h00

EXCERTO DO TEXTO:
«Quando o conflito armado eclodiu e à medida que os meses se sucediam, crescia nas mães que tinham filhos pequenos, a esperança de que, chegada a hora de os verem envergar a farda para cumprir o serviço militar, a guerra já tivesse terminado
Quantas se enganaram!...
Nos bastidores duma guerra colonial sem fim à vista, ficavam mães, esposas, namoradas, irmãs, que depois de um doloroso adeus, a que o Tejo já se habituara, à vista de imensos lenços brancos de despedida, na metrópole lutavam, diariamente, contra uma saudade imensurável e o medo do espectro da morte, que a qualquer momento lhes poderia bater à porta. Em silêncio, engoliam as próprias lágrimas, calavam a revolta, escondiam a sua indignação. O sofrimento era atroz.
As namoradas e esposas, povoadas de projectos e de sonhos, viram-se traídas e defraudadas na sua juventude, esperando o fim de um pesadelo, que a cada dia, parecia mais distante.»

Ana Bela da Silva Vinagre nasceu no Bombarral a 16 de Maio de 1954, residente em Leiria. Licenciada em História, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, possui o Curso de Especialização em Ciências Documentais – Arquivo. Directora do Arquivo Distrital de Leiria, em regime de substituição, teve a seu cargo a organização dos seus fundos documentais.
Trabalhos e publicações: Registos Paroquiais do Concelho de Bombarral – Sua análise arquivológica. Leiria, 1991; Manuscritos de Capas de Pergaminho de Livros Paroquiais e Notariais do séc. XII a XIX- Inventário Preliminar. Leiria, 1989, publicado no II vol. De Actas do II Colóquio sobre História de Leiria e a sua Região. Leiria, Câmara Municipal de Leiria, 1995; Guia de Fundos do Arquivo Distrital de Leiria – colaboração técnica. Leiria Arquivo Distrital de Leiria, 1997, Tito Larcher: A Luta do Filantropo Austero e Erudito, co-autora. Leiria, Arquivo Distrital de Leiria, 1997; Relatório Preliminar sobre o Cartório Notarial de Antão de Sá Sotomaior. Batalha 1741-1747 publicado no II vol. De Actas do III Colóquio sobre História de Leiria e a sua Região. Leiria, Câmara Municipal de Leiria, 1999; Dicionário dos Autores do Distrito de Leiria – co-cordenadora. Leiria, Magno Editora, 2004; A Casa do Distrito de Leiria (em Lisboa) publicado nas Actas do IV Colóquio sobre História e a sua Região – História Contemporânea. Leiria, Câmara Municipal de Leiria, 2005; Lar do Soldado Açoriano em Leiria (1970-1975). Açores, Ponta Delgada, Publiçor, 2006; A Casa do Distrito de Leiria em Lisboa. Leiria, Folheto Edições & Design, 2008; A Cruzada das Mulheres Portuguesas de Leiria. Leiria, Folheto Edições & Design, 2008.

Sem comentários: