quarta-feira, agosto 10

Uma sugestão



O MUSEU DA RENDIÇÃO INCONDICIONAL
Dubravka Ugresic

Editora: Cavalo de Ferro
No jardim Zoológico de Berlim, dentro de um expositor de vidro, estão exibidos todos os objectos encontrados no interior do estômago de Roland, a Morsa (que morreu em 1961). É com este catálogo insólito que Dubravka Ugrešic inicia o seu livro: também ele um mosaico de fragmentos narrativos, recordações e reflexões, descritos pela protagonista, uma quinquagenária croata exilada em Berlim. Fala-se de fotografias antigas, de cartas de tarot, de histórias de família, de amor (com passagem por Lisboa), de guerra e de exílio; pedaços de um puzzle que comporá, numa única imagem final, o retrato da cultura e identidade europeias. O Museu da Rendição Incondicional foi recebido pela crítica internacional como uma obra universal e um dos mais importantes romances contemporâneos europeus das últimas décadas.
Dubravka Ugrešić (Ex-Jugoslávia, actual Croácia, 1949-) é considerada como uma das mais importantes escritoras europeias da actualidade. Foi vencedora, entre outros, do Prémio Pen 2006, shortlist do Prémio Internacional Man Booker 2009 e do Prémio Impac 2011. De entre as suas obras ficcionais, traduzidas em mais de vinte idiomas O Museu da Rendição Incondicional é considerado como uma das mais importantes.

Entre as suas obras ficcionais, traduzidas em mais de vinte idiomas, destacam-se também Baba Jaga je snijela jaje (Baba Yaga pôs um Ovo), Ministarstvo boli (Ministry of pain) e Nikog nema doma (Nobody’s Home).

Sem comentários: