quarta-feira, abril 13

O nosso Livro do Mês

O DIA DOS PRODÍGIOS
 LídiaJorge
Editora: Dom Quixote
PVP: 13.65 €
ESPECIAL PREÇO LIVRO DO MÊS ARQUIVO: 10,50€

"Publicado pela primeira vez em 1980, pela Editora Publicações Europa-América, O Dia dos Prodígios foi o romance de estreia da autora. Ao longo das suas 206 páginas, o livro relata a história de uma comunidade do Sul de Portugal, isolada e desentendida, em face das mudanças ocorridas com a Revolução dos Cravos, cuja mensagem  não é capaz de acompanhar. Nesse embate entre o anúncio de um mundo aberto que vem de fora, personificado num grupo de soldados revolucionários, de bandeiras desfraldadas sobre uma chaimite, e o mundo rural, recuado e mágico em que vivem, as personagens de Vilamaninhos - aldeia mítica onde se desenrola a acção -  contam as suas histórias particulares,  mas acima de tudo revelam um comportamento colectivo que muitas vezes tem sido apontado como a síntese da forma de ser português.
Trata-se de um romance não convencional, já que a linguagem utilizada pelos personagens apresenta uma forte carga poética, e a tensão dramática que o atravessa lhe confere uma estrutura singular, muito próxima do teatral."
Portal da Leitura
Lídia Jorge :é uma roman­cista e con­tista por­tu­guesa. Nas­ceu em 1946, no Algarve. Viveu os anos mais con­tur­ba­dos da Guerra Colo­nial em África. Foi mem­bro da Alta Auto­ri­dade para a Comu­ni­ca­ção Social. É pro­fes­sora do ensino secun­dá­rio e publica regu­lar­mente arti­gos na imprensa. O tema da mulher e da sua soli­dão é uma pre­o­cu­pa­ção cen­tral da obra de Lídia Jorge, como, por exem­plo, em Notí­cia da Cidade Sil­ves­tre A Costa dos Mur­mú­rios . O Dia dos Pro­di­gíos, é outro romance de relevo. O Vento Asso­bi­ando nas Gruas é mais um romance da autora e que ven­ceu o Grande Pré­mio de Romance e Novela da Asso­ci­a­ção Por­tu­guesa de Escri­to­res em 2003. Recentemente lançou o romance A Noite das Mulheres Cantoras .

Sem comentários: