terça-feira, março 15

Isto ou aquilo?


ISTO OU AQUILO?
Foll, Dobroslav
Editora : Bruaá

É uma cegonha? Uma tesoura? É isto ou aquilo?
Editado pela primeira vez em 1964, na Checoslováquia , com o título Co se čemu podobá? , eis que nos chega um livro-jogo onde se usa uma técnica, bastante usada nos países de Leste entre os anos 60 e 80, que consiste em que se se sobrepor sobre a ilustração um acetato raiado, e deslocando-o para a esquerda ou para direita, descobrem-se duas imagens diferentes na mesma página: uma cegonha que se transforma numa tesoura, uma borboleta em livro, um serrote em crocodilo, etc.
"Isto ou aquilo? revela-se assim como um óptimo exemplo de contaminação entre experimentação artística e design editorial." Bruaá.
Conhecendo Dobroslav Foll : Este autor é além de escritor, pintor, designer gráfico, caricaturista e ilustrador. Doboroslav Foll nasceu a 15 de Junho de 1922 nos arredores de Praga. Iniciou seus estudos na Escola de Artes Decorativas de Praga, continuando mais tarde na Academia de Belas-Artes. Tornou-se director artístico de várias editoras e ilustra inúmeros livros. Artista independente desde 1955, inicia uma intensa actividade de criação em diversos domínios: livros infantis, cartazes para cinema, pintura, etc...
Membro do grupo Radar, participa na renovação pós-guerra até à sua morte em 1981. Dotado de um espírito curioso, original e inventivo Dobroslav Foll dá-nos com Isto ou aquilo? um bom exemplo da sua fantasia e humor.

Sem comentários: