sexta-feira, março 11

E graúdos...

HAVANA ANO ZERO
Suárez, Karla
Editora: Quetzal
Em 1984 Antonio Meucci inventa um "telégrafo falante" em Havana. Mas este génio é absolutamente desprovido de sorte e uma série de infortúnios usurpa-lhe o direito ao reconhecimento histórico e Graham Bell passa então para a História do humanidade como pai do telefone, até em 1993 , no ano zero de Cuba, o ano de todos os apagões e de todas as carências, o ano em que os sonhos e o sexo se convertem nos únicos desideratos e prazeres de uma sociedade agastada cinco pessoas decidem ir em demanda de um documento que devolva o mérito ao inventor.
Um labirinto de vontades que confluem no objectivo de encontrar um manuscrito e divergem no fim que lhe irão dar.

Conhecendo Karla Suárez: A escritora nasceu em Havana, em 1969. É licenciada em Engenharia Electrónica, profissão que continua a exercer.
É autora de vários romances e contos. As suas obras estão traduzidas em vários idiomas tendo sido algumas adaptadas para televisão e teatro em Cuba e França. Foi diversas vezes bolseira de criação literária , e em 2007 foi seleccionada entre os trinta e nove jovens escritores mais representativos da América Latina. Depois de Paris e  Roma,  Karla vive actualmente em Lisboa.



FELICIDADE -
UMA REVOLUÇÃO NA ECONOMIA
Frey, Bruno S.
Editora : Gradiva

São raros os desenvolvimentos revolucionários na economia. O enviesamento conservador da disciplina e o conhecimento enraizado tornam díficil a introdução de novas ideias que não estejam em linha com as tradicionais. No entanto a investigação sobre a felicidade tem a  potencialidade para mudar a economia convencional podendo mesmo ser consideradas revolucionárias.
Dando ênfase à evidência empírica em detrimento das conjecturas económicas o autor, Bruno Frey, substancia a sua tese descrevendo o desenvolvimento da investigação da felicidade em economia, examinando a democracia e federalismo, o emprego por conta própria, o casamento , terrorismo e a televisão, sempre numa nova perspectiva nesta área.

Conhecendo Bruno S. Frey: Este autor é professor de Economia da Universidade de Zurique, professor convidado do Instituto Federal Suiço de Tecnologia e investigador principal do CREMA ( Centro de Investigação em Economia, Gestão e Artes).
O seus interesses versam a expansão da economia para além dos seus habituais limites, compreendendo perspectivas de áreas como ciência política , psicologia e sociologia.
É tambem co-organizador de Economics and Psychology (Mit Press, 2007).



O ESTADO A QUE O
ESTADO  CHEGOU
Diário de Notícias
Editora: Gradiva
Este livro é o resultado de uma grande investigação jornalística levada a cabo pelo Diário de Noticias entre os dias 7 e 14 de Janeiro deste ano.
O objectivo deste trabalho , o primeiro de um projecto mais vasto, foi dar a conhecer o verdadeiro retrato do estado do País e o real peso do Estado na economia nacional.
Pela primeira vez, num levantamento exaustivo,sistematizaram-se dados e elencaram-se números que nem o próprio Estado é capaz de fornecer ou possuir.
A reacção nacional a esta investigação prova que u trabalho minucioso como este tem a capacidade de interessar os portugueses , de estimular o imprescindível exercício da cidadania

Conhecendo o Diário de Notícias: É um dos jornais matutinos e de referência em Portugal. Tem uma tiragem média de 62 mil exemplares, o que o coloca em 4.º lugar entre os jornais diários generalistas (Fonte: APCT Jan/Out 2008). Fundado em 1864 por Eduardo Coelhp e Tomás Quintino Antunes, as primeiras três décadas de vida do DN seguiu uma estratégia de implementação e consolidação do jornal praticando um jornalismo moderno, informativo e independente introduzindo dois novos géneros jornalísticos: o editorial e a grande reportagem.


UMA SEMANA EM DEZEMBRO
Faulks,Sebastian
Editora: Civilização
Com excelentes críticas, este livro relata a história de sete pessoas durante sete dias. Um gestor, um futebolista profissional, um jovem advogado com pouco trabalho e muito tempo  para pensar, um estudante que se deixou levar pelo islamismo, um crítico de leitura , um jovem viciado em drogas e reality shows e por fim uma condutora de metro compõem este trama onde as suas  vidas e de muitas outras acabam unidas devido à Linha Circular.
Um romance onde  à medida que se aproxima do fim vai encaminhando a vida das personagens de modo a confrontarem-se com a verdadeira natureza do mundo que eles ,e todos os outros, habitam.

Conhecendo Sebastian Faulks: Este autor é um dos mais conceituados escritores britânicos da actualidade, reconhecido internacionalmente.Trabalhou como jornalista durante catorze anos antes de começar a escrever a tempo inteiro em 1991.Em 1995 foi nomeado Autor do Ano pela British Books Awards com o Canto dos Pássaros, o seu quarto romance. É também autor de Human Traces, On Green Dolphin Stre et,entre muitos.Vive actualmente em Londres com a mulher e três filhos.


 



Sem comentários: