terça-feira, fevereiro 22


Exposição
OS FLAMÍNIOS
Escritos e ilustrações de um país interior
Simão Vieira
De 12 de Fevereiro a 10 de Março - Galeria da Livraria Arquivo
. Simão Vieira é natural de Monte Redondo, no concelho de Leiria. Na Universidade de Coimbra,fez a licenciatura em Filosofia e o mestrado em Comunicação e Jornalismo. Iniciou recentemente novo mestrado, desta vez em Teatro, na Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha.
. Lecciona Filosofia e Oficina de Teatro, entre outras disciplinas.
. Escreve regularmente para teatro e encena. Neste âmbito, dinamiza seis grupos, cinco dos quais formou e denominou no horizonte das actividades de várias instituições.
. Tanto dá por si na escrita, como na ilustração, pintura ou criação musical – mas há alguns anos que muitas ideias lhe pedem a concentração dessas expressões no teatro.
. Publicou obras para a infância (para todas as infâncias) e texto dramático.

A Flamínia é um país interior de Simão Vieira, onde se fala e escreve português – porque é a língua materna do autor. Todavia, os nomes dos flamínios são muito diferentes dos nomes portugueses: Simão Vieira sempre fez tal exercício, procurando reforçar a diferença das vozes desde elementos gráficos e sónicos precisos.
TODOS OS FLAMÍNIOS SÃO VOZES E DESENHOS DO AUTOR SIMÃO VIEIRA. Esta exposição apresenta-nos, para já, Avraan Jog, Renat Jog, Zabat Vilag, Avena Frag, Jurat Winog, Remun Dag e Mangust Milag – mas, entretanto, podem surgir mais trabalhos e outras figuras da Flamínia. Sim, existe a possibilidade de uma exposição mutante.

Sem comentários: