quarta-feira, janeiro 26

TRATADO DOS NOSSOS ACTUAIS DESCONTENTAMENTOS
Tony Judt
Editora: Edições 70
Há algo profundamente errado no modo como pensamos que devemos viver hoje em dia.
Durante 30 anos orgulhámo-nos do contrato social que definiu a vida da sociedade do pós-guerra na Europa e na América - a garantia de segurança, estabilidade e justiça. Tudo isto foi perdendo o seu real significado, revestindo agora em muitos aspectos apenas meras formalidades. Questões anteriormente pertinentes, em tempos até do foro do político, sobre a bondade ou a justiça das coisas, deixaram de ser colocadas.
Nesta obra, Tony Judt, um dos principais historiadores e pensadores contemporâneos, mostra como chegámos a este momento confuso. Num texto contundente, descreve o que todos temos sentido e remete-nos em simultâneo para a forma de sairmos desta sensação de mal-estar colectivo.

TONY JUDT (1948-2010) nasceu em Londres e fez os seus estudos em Cambridge, nos Estados Unidos da América e na École Normale Supérieure em França. Leccionou História em Cambridge, Oxford e na Universidade de Berkeley e mais tarde Estudos Europeus na Universidade de Nova Iorque, tendo sido ainda fundador e director do Remarque Institute na mesma universidade. Autor de várias obras publicadas, contribuiu também regularmente para a New York Review of Books, Times Literary Supplement, The New Republic e outras publicações.

Sem comentários: