terça-feira, janeiro 4

O nosso Livro do Mês


VERÃO
J. M. Coetzee
Editora: Dom Quixote
PVP: 17,67
ESPECIAL PREÇO LIVRO DO MÊS ARQUIVO: 14,14€

Um jovem biógrafo inglês trabalha num livro sobre o falecido escritor John Coetzee. O seu trajecto é concentrar-se nos anos entre 1972 e 1977, época em que Coetzee, então na casa dos 30, compartilhava com o pai viúvo uma degradada casa rural nos arredores da Cidade do Cabo. Trata-se, segundo o biógrafo depreende, do período em que aquele estava «a apalpar terreno como escritor».
Sem nunca ter conhecido pessoalmente Coetzee, abalança-se a uma série de entrevistas a pessoas que foram importantes para ele: uma mulher casada com quem teve um caso, a sua prima preferida, Margot, uma bailarina brasileira cuja filha teve aulas de Inglês com ele, e velhos amigos e colegas. A partir dos seus testemunhos surge uma retrato do jovem Coetzee como um individuo desajeitado e livresco, dotado de pouco talento para se abrir com os outros. No seio da família é visto como um forasteiro, alguém que tentou fugir da tribo e que agora voltou, mais contido. Na África do Sul da época, a sua obstinação em fazer trabalhos braçais, o cabelo e a barba crescidos e os boatos segundo os quais escreve poesia, não suscitam outra coisa que não a desconfiança.
Ora comovente, ora francamente divertido, Verão mostra-nos um grande escritor em pleno aquecimento para o seu trabalho. Verão completa a trilogia de memórias ficcionadas que se iniciou com Boyhood e Youth.

J. M. Coetzee nasceu em 1940, na Cidade do Cabo, estudou na África do Sul e nos Estados Unidos e actualmente reside na Austrália.
Entre as suas obras contam-se No Coração desta Terra, À Espera dos Bárbaros, A Vida e o Tempo de Michael K., O Mestre de Petersburgo, Desgraça, Elizabeth Costello, O Homem Lento e Diário de um Mau Ano, um romance em que o autor dividiu a página em três planos narrativos distintos numa ousada experiência entre a ficção e o ensaio.
Verão, finalista do Booker Prize em 2009, e muito aclamado pela crítica e pelos leitores, é o seu mais recente livro.
Tendo sido o primeiro escritor a vencer por duas vezes o Booker Prize, foi galardoado em 2003 com o Prémio Nobel da Literatura.

Sem comentários: