segunda-feira, novembro 15

Arquivo Intímo, de Nelson Mandela



“Na vida real lidamos, não com deuses, mas como seres humanos normais como nós: homens e mulheres cheios de contradições, que são constantes e instáveis, fortes e fracos, famosos e infames.” Nelson Mandela

«Tentei imaginar Mandela – a lenda que mudou a história – como Mandela o homem que tanto se sacrificou pela mudança.
Este livro presta ao mundo um serviço extraordinário ao dar-nos o retrato de Mandela o homem.»
Barack Obama, Presidente dos EUA

Nelson Mandela é uma das figuras mais inspiradoras e icónicas dos nossos tempos. Agora, depois de uma vida a passar para o papel pensamentos e acontecimentos, obstáculos e vitórias, o pai da nação arco-íris revela pela primeira vez o seu arquivo pessoal e convida-nos a vislumbrar, como nunca, a sua vida extrordinária.
Em Arquivo Intímo, através de escritos nunca antes publicados, os leitores têm acesso ao homem privado por trás da figura pública. Entre os seus textos, encontram-se cartas comoventes à sua mulher Winnie, escritas no tempo da prisão; correspondência e conversas com amigos mais chegados; entradas no diário pessoal, ao qual foi buscar força para continuar a viver depois da morte do filho Thembi; assim como apontamentos e reflexões do seu tempo como primeiro presidente negro da África do Sul.
Uma viagem fascinante por mais de cinco décadas de vida, Arquivo Intimo é uma oportunidade única de passar tempo com Nelson Mandela, o homem, pelas suas próprias palavras.

Nelson Mandela nesceu na região de Transkei, África do Sul, a 18 de Julho de 1918. Em 1944 filiou-se no Congresso Nacional Africano, e foi como elemento do partido da oposição que protestou contra as políticas do apartheid do Partido Nacional, até ser preso em 1962. Mandela esteve preso por mais de vinte e sete anos. Durante esse período, tornou-se cada vez mais sólida a sua reputação como símbolo de resistência do movimento anti-apartheid. Foi libertado da prisão em 1990, e em 1994 tomou posse como o primeiro presidente democraticamente eleito da África do Sul.

ARQUIVO INTÍMO
Nelson Mandela
Editora: Objectiva

Sem comentários: