domingo, outubro 10

Um Tiro no Escuro

"Um Tiro no Escuro"
Exposição de Ilustração de Mariana, a Miserável.
Patente até 9 de Novembro.

«Quando era pequena queria ser florista, mas cedo tomou a liberdade de seguir uma vida de “miséria, fossa e rock'n'rol”. Tem feito parte de bizarros triângulos amorosos e de coisas ainda mais quadradas e, quando não acha que é deus, acredita que este é um senhor divorciado qeu não ouve bem. A um passo da queda e a outro do casamento por conveniência, vendeu o seu coração numa loja de souvenirs para pagar a conta da água.
Um dia (talvez uma noite), descobriu que gostava de desenhar coisas estranhas – de construir o mundo para construir outros, não necessariamente melhores, mas que os seus olhos fizessem mais sentido.
Há um par de anos aprendeu a ler mas apenas conhece os livros pelas capas. É amante de capas. Sabe-as de cor e salteado e guarda na memória todas as histórias que imagina a partir delas. As letras deixa-as para os entendidos. Acha que o paraíso é “uma espécie de livraria”, onde os livros são compostos pro desenhos e, deve vez em quando, por pequenas porções de texto a ilustrá-los. Com o desejo de chegar ao céu, foi construída esta exposição. Cada uma das dez ilustrações pretende atingir o significado de outros tantos livros, partindo apenas da leitura dos seus títulos. Ou seja, cada trabalho é um tiro no escuro.
Mais do que isso, já seriam muitas letras e Mariana gosta é dos desenhos
marianaamiseravel.blogspot.com

Títulos expostos: “As Aventuras de João Sem Medo”, “As Três Vidas”, “O Amor é Fodido”, “Mizé – Antes Galdéria do que Normal e Remediada”, “O Homem ou é Tonto ou é Mulher”, “Pornografia Erudita”, “Constantino, Guardador de Vacas e de Sonhos”, “O Último Voo do Flamingo”, “Minto até ao Dizer Minto” e “Hei-de Amar uma Pedra”.

Sem comentários: