quarta-feira, outubro 20

Os Donos de Portugal


OS DONOS DE PORTUGAL
Cem Anos de Poder Económico (1910-2010)
Jorge Costa, Luís Fazenda, Cecília Honório, Francisco Louçã e Fernando Rosas
Editora:  Edições Afrontamento

Este livro apresenta os donos de Portugal e faz a história política da acumulação de capital ao longo dos anos que vão de 1910 a 2010. Descobre-se a fortuna nascida da protecção: pelas pautas alfandegárias contra a concorrência, pela ditadura contra as classes populares, pela liberalização contra a democracia na economia. Esta burguesia é uma teia de relações próximas: os Champalimaud, Mello, Ulrich, entre outros, unem-se numa mesma família. Os principais interesses económicos conjugam-se na finança. Esta burguesia é estatista e autoritária: o seu mercado é o Estado e depende por isso da promiscuidade entre política e negócios.
Os Donos de Portugal retrata também um fracasso monumental: o de uma oligarquia financeira incapaz de se modernizar com democracia, beneficiária do atraso, atraída pela especulação e pelas rendas do Estado e que se afasta da produção e da modernização. Ameaçada pelo 25 de Abril, esta oligarquia restabeleceu-se através de um gigantesco processo de concentração de capital organizado pelas privatizações. Os escândalos do BCP, do BPN e do BPP revelaram as faces da ganância. Este livro demonstra como os donos de Portugal se instalam sobre o privilégio e favorecimento.

JORGE COSTA. Dirigente do Bloco de Esquerda. Co-autor de Grandes Planos - Oposição estudantil à ditadura (Âncora, 2000) e de A Globalização Armada (Edições Afrontamento, 2004).
LUÍS FAZENDA  Deputado, vice-presidente da Assembleia da República. Co-autor de Ensaio Geral - Passado e Futuro do 25 de Abril (Dom Quixote, 2004)
CECÍLIA HONÓRIO Deputada, doutorada em História das Ideias. Autora de Manuel Fernandes Tomás, 1771-1822 (Texto, 2009)
FRANCISCO LOUÇÃ Professor Catedrático de Economia (Universidade Técnica de Lisboa). Co-autor de Economias(s) (Edições Afrontamento, 2009) e de outros livros sobre Ecomomia.
FERNANDO ROSAS  Professor Catedrático de História (Universidade Nova de Lisboa). Autor de vários estudos sobre a história de Portugal no século XX.

Sem comentários: