quinta-feira, junho 17

O Complexo de Portnoy


O COMPLEXO DE PORTNOY
AUTOR: Philip Roth
TRADUTOR: Ana Luísa Faria
EDITORA: Dom Quixote
1.ª edição na Dom Quixote: Junho 2010

Esta é a famosa confissão de Alexander Portnoy, impelido ao longo da vida por uma sexualidade insaciável, mas ao mesmo tempo refreado pela mão de ferro de uma infância inesquecível.

"Um monólogo hilariante que já enriquece a literatura americana com um novo protótipo... Quem guarda alguma memória do mistério insondável e da farsa humuilhante que é crescer irá achar este livro de leitura compulsiva. E ainda por cima é abençoada e descontroladamente divertida." Spectator.

Em 1997 Phlip Roth ganhou o Prémio Pulitzer com Pastoral Americana. Em 1998 recebeu a Medalha Nacional de Artes da Casa Branca e, em 2002, o mais alto galardão da Academia Americana de Artes e Letras, a Medalha de Ouro da Ficção, anteriormente atribuída e John dos Passos, William Faulkner e Saul Bellow, entre outros. Ganhou três vezes o PEN/Faulkner Award e o National Book Critics Award. Em 2005 A Conspiração contra a América recebeu o Prémio da Sociedade de Historiadores Americano pelo «excepcional romance histórico sobre um tema americano, relativo a 2003-2004».
Recentemente, Roth recebeu dois dos mais prestigiados prémios do PEN: em 2006, o PEN/Nabokov «pelo conjunto da obra [...] de originalidade constante e artisticamente perfeita» e, em 2007, o PEN/Saul Bellow de Consagração na Ficção Americana, dado ao escritor cujo apuro ao longo de uma carreira sustentada o coloca ao mais alto nível da literatura americana.
Roth é o único escritor americano vivo a ter a sua obra publicada numa edição completa e definitiva pela Library of America. A publicação do último dos oito volumes está prevista para 2013.


Sem comentários: