segunda-feira, junho 7

E a propósito de petróleo...

Se o petróleo faz mover o mundo, como vamos viver num mundo sem petróleo?

PORQUE É QUE O SEU MUNDO VAI FICAR MUITO MAIS PEQUENO?
O preço do petróleo e o fim da globalização.
Jeff Rubin
Editora: Lua de Papel
PVP: 16,5 euros

Na economia global, ninguém pensa nas distâncias em quilómetros, mas sim em dólares. Se o petróleo for barato pouco importa se o bacalhau é ou não da Noruega, pois os custos de transporte não encarecem o produto. Mas a partir do momento em que o preço dos combustíveis dispara, o bacalhau torna-se caro – tal como os kiwis da Austrália ou os ténis do sudoeste asiático.
Acontece que o preço do petróleo vai aumentar. As maiores reservas de crude, como as do Médio Oriente, estão a definhar; e as novas são difíceis de rentabilizar. Junte-se a isso o consumo crescente das super-potências emergentes (China, India) e é fácil prever um futuro radicalmente diferente.
Jeff Rubin já o anda a fazer desde 2000. O economista, que tem previsto com sucesso consecutivas escaladas no preço do petróleo, revela-nos neste best-seller toda a extensão da nossa dependência do crude. E prova-nos, por A + B, como o marco mítico dos três dígitos (100 dólares por barril) vi ser fatal para a globalização.
Ao mesmo tempo, dá-nos boas notícias. O mundo pós-petróleo vai reconfigurar o modo como produzimos, consumimos e vivemos. È toda uma revolução em perspectiva. A economia voltará a ser local, as maçãs de Alcobaça ficarão por cá, e podemos dizer às roupas baratas da China.
Porque é que o seu mundo vai ficar muito mais pequeno é uma visão fascinante do mundo de hoje e do dia de amanhã – vital para quem manda, para quem produz, para quem vende ou compra.
Ou, tão simplesmente, para quem gosta do bacalhau da Noruega.

Jeff Rubin ocupou, até 2009, os cargos de Chief Economist, Chief Strategis e Managing Director do banco de investimentos CIBC World Markets. Ao longo da última década foi considerado o economista de topo dos mercados financeiros, no Canadá. Antes de ingressar no CIBC, em 1988, foi conselheiro do Ministério das Finanças e responsável pelas previsões económicas do governo canadiano. Especialista em questões energéticas, e comentador regular nas principais televisões norte-americanas, o autor tem vindo a demonstrar um raro acerto nas previsões de subida do preço de petróleo.

Sem comentários: