sábado, junho 5

E o de Junho é...


«Se tivesse de salvar do fogo apenas um dos [romances] que escrevi, salvaria este.»
Mario Vargas Llosa
CONVERSA N'A CATEDRAL
MÁRIO VARGAS LLOSA
Editora: Dom Quixote
Preço (antes): 22,00€
Preço Livro do Mês Arquivo: 15,40€
Sentados a uma mesa da taberna A Catedral, o jornalista Santiago Zavala conversa com o seu amigo Ambrosio. Estamos em Lima, na época ditatorial do general Manuel A. Odría (1948-1956), e dessa conversa acompanhada de cerveja emerge um Peru cruel, corrupto, desesperançado, matéria-prima ideal, portanto, para um romance que só um grande jornalista e escritor como Vargas Llosa poderia ter produzido.
Histórias cruzadas, diálogos inteligentes e um olhar profundo sobre todo o «maquinismo da corrupção» que a ditadura cria, a indolência dos dirigentes e a impotência dos cidadãos quando carecem de cultura democrática, são neste romance magistralmente retratados com um estilo e uma técnica narrativa que serão, quem sabe, a máxima expressão do escritor peruano.

Mario Vargas Llosa nasceu em 1936, em Arquipa, no Peru. Professor universitário, académico e político, é uma personalidade de grande vulto e um dos mais importantes escritores da América Latina e do mundo.
Escreveu, entre outros, A Cidade e os Cães, A Casa Verde, A Tia Júlia e o Escrevedor, A Guerra do Fim do Mundo, Os Cadernos de Dom Rigoberto, Cartas a um Jovem Romancista, A Festa do Chibo e Travessuras da Menina Má. Foi galardoado com muitos dos mais destacados prémios literários internacionais, entre eles o Prémio PEN/Nabokov, o Prémio Cervantes e o Prémio Principe das Astúrias e o Prémio Grinzane Cavour.

Sem comentários: