segunda-feira, março 22

Apresentação do livro

23 de Março terça 18h30

Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa,
de Paulo Feytor Pinto

pelo presidente da Associação de Professores de Português Paulo Feytor Pinto.

A sessão contará com a presença de José Brites Ferreira,
Coordenador Científico do Curso de Educação Básica/P.E.B. 1.º Ciclo,
da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, do Instituto Politécnico de Leiria

Acerca do Livro:
Neste livro apresentam-se todas as regras de ortografia em vigor em Portugal segundo o novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, de 1990. Tal significa que inclui as regras que constituem novidade e que, por isso, estão devidamente assinaladas a vermelho, mas também as regras que se mantém inalteradas. Além disso, diante da possibilidade de dupla grafia no conjunto de países de língua oficial portuguesa, apresenta-se aqui a ortografia a utilizar em Portugal, em contextos formais, de acordo com a pronúncia da norma culta do português europeu, baseada no dialeto de entre-Lisboa-e-Coimbra, de acordo com o dicionário da Academia de Ciências de Lisboa.
A nova ortografia introduz novidades em apenas três áreas fundamentais: a utilização do C e do P em certas sequências de consoantes; a utilização do hífen; e a (não) colocação de acento em palavras acentuadas na penúltima sílaba.
Há ainda duas alterações com menor impacto: a utilização de minúsculas nas designações de dias da semana, meses, pontos cardeais e estações do ano, e a introdução das letras K, W e Y no alfabeto mantendo-se, porém, as regras de utilização anteriormente em vigor. Como o texto regulador não esclarece todos os detalhes da aplicação das novas regras é fundamental a publicação do vocabulário já muito prevista e aguardada.


Paulo Feytor Pinto é presidente da Direcção da Associação de Professores de Português. Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas (UPorto, 1985), com Pós-Graduação em Sociologia e Economia do Espaço Lusófono (ULusófona, 1995), Mestrado em Relações Interculturais (UAberta, 1999) e Doutoramento em Política de Língua (UAberta, 2008).
Redactor do Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea é também formador Acreditado pelo CCPFC (ME).
Publicou, entre outros, Formação para a Diversidade Linguística na Aula de Português. Lisboa: IIE (1998) e Como Pensamos a Nossa Língua e as Línguas dos Outros. Lisboa: Estampa (2001).

Sem comentários: