quarta-feira, fevereiro 24

"As Quatro Estações" de Chakall na Arquivo


Apaixonado pela cozinha, Chakall é também um eterno viajante. Apostado em criar novos sabores, aventura-se pelo mundo fora e regressa a casa trazendo na bagagem travos exóticos que mistura com a mais tradicional cozinha portuguesa. Descobridor de novos pratos, chef Chakall revela ainda o talento de contador de histórias. Um cozinheiro para todas as estações.

«Desejava fazer um livro completamente diferente do anterior, pois já sabemos que normalmente as segundas partes nunca são tão boas como as primeiras. Pensei no que acontece quando só temos um utensílio de cozinha. Será possível preparar uma refeição completa? Espero que encontrem as respostas nas páginas deste livro.
Quando cheguei a Portugal, arrendei um apartamento e constatei que não tinha gás e que a Companhia demorava algum tempo a instalá-lo. Para piorar as coisas, quer os bicos quer o forno do fogão funcionavam a gás, e eu só podia contar com uma tostadeira eléctrica. Já sabem que a necessidade é tirana, mas também pode tornar-nos criativos. Garanto-vos que, passada uma semana, eu era o mestre da tostadeira, na qual cozinhei ovos com verduras, tortilhas, creme brûlé, carne e camarões. Pequeno almoço, almoço e jantar. Tudo isto numa tostadeira dupla.
Este ano, em Berlim, quando me preparava para gravar um programa de culinária, descobri que só tinha uma panela de vinte centímetros, mas apenas com ela e com a ajuda do forno consegui fazer sete pratos para dez pessoas. Com isto quer dizer que para cozinhar não são precisos muito utensílios, somente vontade, alguns conhecimentos e os ingredientes necessários.
Ah, e uma pitada de imaginação.»
Chakall.


Chakall nasceu em Tigre, Buenos Aires, a 5 de Junho de 1972. É filho de cinco culturas, com família de origem galega, suíço-alemã, basca francesa, italiana e argentina. Antes de ser chef, estudou jornalismo na Universidade del Salvador, trabalhando ao mesmo tempo como jornalista no diário El Cronista, de Buenos Aires.
Em 1997 chegou a Portugal e desde então tem representado o país em vários acontecimentos gastronómicos por todo o mundo. Foi entronizado confrade da região vitivinícola do Dão, é chef executivo da companhia aérea SATA e do restaurante Quinta dos Frades.
O seu primeiro livro de receitas, Cozinha Divina, foi premiado nas categorias Best Innovaitiva Cookbook, Best Portuguese Cookbook e The Best of teh Beste Special Prize ou of the Jury pelo prestigiado Gourmand World Award. Recentemente integrou o júri para a eleição do Melhor Chef do Mundo 2010.
Chakall apresentou, ainda, o programa de culinária “Sabores Divinos” na SIC Mulher.
ENTRADA LIVRE

Sem comentários: