quinta-feira, janeiro 7

E o de Janeiro é...

Todos os meses um livro diferente, a um preço especial.

Sobre Jesusalém:
"A vida é demasiado preciosa para ser esbanjada num mundo desencantado" diz o protagonista deste romance. A prosa mágica de Mia Couto ajuda, certamente, a reencantar este nosso mundo.
Jesusalém conta a história de Silvestre Vitalício, que, profundamente abalado pela morte da mulher, Dordalma, se afasta do mundo. Com os dois filhos, mais o criado, ex-militar Zacarias Kalash, faz-se transportar pelo cunhado, Aproximado, para o lugar mais remoto possível. Aí, numa velha coutada de caça em ruínas, funda o seu refúgio, a que dá o nome de Jesusalém, onde aguarda a chegada de Deus, para pedir desculpa aos homens. Jesusalém é uma terra em África, onde ‘Jesus havia de se descrucificar’.

“A guerra procura corpos para os destruir e negligencia espaços solitários

Revista Ler

O escritor quis construir este romance como uma cebola, que é preciso descascar . E é camada após camada, já próximo do fim, que tudo, neste universo mágico e poético, começa a fazer sentido” Público, ípsilon

Um belíssimo e instigante romance, propício a ser adoptado pelas escolas do Ensino Secundário, integrado no cânone universitário das Literaturas Africanas ou das Lusófanas, esmiuçado como exemplo de questionamento das grandes questões de todos os seres humanos e sociedades, levantando interrogações filosóficas, éticas e sociais de um modo poético e simultaneamente melancólico mas exemplar.” Pires Laranjeira, JL
Mia Couto nasceu na Beira, em Moçambique, em 1955. Foi jornalista. é professor, biólogo, escritor. Está traduzido em diversas línguas. Entre outros prémios e distinções (de que se destaca a nomeação, por um juri criado para o efeito pela Feira Internacional do Livro do Zimbabwe, de Terra Sonâmbula como um dos doze melhores livros africanos do século XX), foi galardoado, pelo conjunto da sua vasta obra, com o Prémio Vergilio Ferreira 1999 e com o Prémio União Latina de Literaturas Românicas 2007. Ainda em 2007 foi distinguido com o Prémio Passo Fundo Zaffari Bourbon de Literatura pelo seu romance O Outro Pé da Sereia.

Sem comentários: