quinta-feira, outubro 23

Nuno Crato e a Matemática das Coisas

clique para ampliar
No próximo dia 30, pelas 18h30,
venha ouvir Nuno Crato e a Matemática das Coisas
em conversa informal com a professora Anabela Graça e a estudante universitária Eloísa Pires.

ACERCA DO AUTOR:
Nuno Crato
é professor de Matemática e Estatística no ISEG. É pró-reitor para a cultura científica na Universidade Técnica de Lisboa e coordenador científico do centro de investigação FCT Cemapre. Trabalha em processos estocásticos e séries temporais e desenvolve aplicações em áreas diversas, nomeadamente computacionais e financeiras.
É presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática e membro de várias sociedades científicas. Tem dezenas de artigos publicados em revistas científicas internacionais.
Este é o seu décimo segundo livro. Conhecido do grande público pelo (com nove edições), por e por outras obras de divulgação, Nuno Crato é ainda cronista do e colaborador regular em programas de televisão e de rádio. Três artigos seus sobre criptografia aqui incluídos conquistaram-lhe o primeiro prémio no concurso Public Awareness of Mathematics, promovido pela Sociedade Europeia de Matemática em 2003. A Comissão Europeia galardoou-o em 2008 com o segundo lugar na categoria de Divulgador Científico do Ano.

ACERCA LIVRO:
A Matemática das Coisas
Do Papel A4 aos Atacadores de Sapatos, do GPS às Rodas Dentadas

Editora: Gradiva

Este é um livro de histórias matemáticas. De deliciosas histórias matemáticas. São histórias de vilões que procuram roubar segredos, de heróis que codificam as suas mensagens, de matemáticos que passam séculos à procura da melhor forma de empilhar laranjas.
São também histórias de confusões nas auto-estradas por não se seguirem regras da geometria cartesiana, de trapalhadas nos trocos por se ignorarem paradoxos antigos, de erros nos calendários por se desconhecerem boas regras de aproximação numérica. São, finalmente, histórias da beleza e do poder da matemática. É a matemática em acção, contada de forma que todos a entendam, de maneira que os jovens se entusiasmem e que os professores se inspirem

Sem comentários: