quinta-feira, outubro 18

Prémios Literários em Portugal



Prémio Camões 2007 - Antonio Lobo Antunes
António Lobo Antunes tornou-se um dos escritores portugueses mais lidos, vendidos e traduzidos em todo o mundo. Pouco a pouco, a sua escrita concentrou-se, adensou-se, ganhou espessura e eficácia narrativa. De um modo impiedoso e obstinado, esta obra traça um dos quadros mais exaustivos e sociologicamente pertinentes do Portugal do século XX.
Em Setembro, no 7.º Festival de Literatura de Berlim, António Lobo Antunes foi longamente aplaudido por centenas de centenas de pessoas que assistiram a uma leitura das suas obras, em Português e Alemão. ALA foi apresentado pelos responsáveis do festival de Berlim 2007 como «o maior escritor lusitano da actualidade».
O seu ultimo romance «O Meu Nome é Legião» é já considerado outra das grandes obras do autor.
Para quem gosta de A. Lobo Antunes aqui fica a entrevista integral no Diário de Notícias, da semana passada - Pode ler-se alguma coisa aqui >>.

Grande Prémio SPA-Millennium BCP - Lídia Jorge
O prémio, instituído pela Sociedade Portuguesa de Autores e pelo Millennium BCP, teve este ano a sua segunda edição e a opção pela autora de A Costa dos Murmúrios foi de um júri composto pelos membros dos corpos sociais da SPA.O Grande Prémio SPA-Millennium BCP pretende apoiar a criação artística, estimulando o trabalho dos autores com obra já consagrada, como é o caso, naturalmente, de Lídia Jorge, que este anoançou o seu mais recente romance, Combateremos a Sombra, muito elogiado quer pela crítica quer pelos leitores. Já nas livrarias está igualmente O Grande Voo do Pardal, o livro que marca a estreia da autora na literatura para a infância.


Prémio PEN Clube ficção
Camilo Broca, de Mário Cláudio, editado no ano passado pelas Publicações Dom Quixote. Esta é a segunda vez que tal acontece. Em 1997, com O Pórtico da Glória, o escritor já havia sido galardoado com o referido prémio.O júri não teve dúvidas em premiar a obra que retracta a história dafamília e antepassados de Camilo Castelo Branco.Mário Cláudio foi galardoado com o Prémio Pessoa em 2004.


Prémio PEN Clube de poesia
A moeda do tempo, de GASTÃO CRUZ

«Uma meditação, em tom clássico, sobre a memória, o envelhecimento, os mortos e o significado do tempo.»Pedro Mexia, Diário de Notícias
Poeta e crítico literário, Gastão Santana Franco da Cruz nasceu no dia 20 de Julho de 1941, no número 20 da Rua de Portugal, em Faro (Algarve). Recebeu já inumeros prémios, entre eles, o Prémio P.E.N. Clube Português de Poesia, 1984 (
O Pianista); o Grande Prémio de Poesia APE/CTT, 2002 (Rua de Portugal).

Sem comentários: